Cabeçalho
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Santa Sé - Documentos do Vaticano II
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro V Simpósio Internacional de Teologia da PUC-Rio Santa Sé - Documentos do Vaticano II Santa Sé - Documentos do Vaticano II Revista Concilium
   
Apresentação
pt-BRen-UK
 

A humanidade, vivendo em harmonia e paz, é um sonho que pode se tornar realidade? Por que as lições do passado, em particular das duas Grandes Guerras Mundiais, continuam sendo ignoradas ou desconsideradas e, apesar de diversas iniciativas, a violência aparece em ascensão em diversas partes do mundo, inclusive com forte conotação religiosa? Como essa realidade atinge nossas famílias, instituições, cidades e países? O que é preciso saber e fazer para, com esperança, contribuir na formação das consciências, a fim de que surja uma Cultura da Paz num Mundo em Conflito?

Estas questões fundamentais orientam a reflexão desse Simpósio Internacional, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em parceria com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG-Roma) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP). Juntas, estas três instituições, em virtude da sua identidade e missão, atentas aos sinais dos tempos, vêm propor reflexões bíblicas, teológicas e pastorais sobre tais questões que possuem grande impacto em diferentes vertentes e setores da sociedade. Essas questões, porém, possuem raízes e interfaces que envolvem não apenas a teologia e a pastoral, mas também outras áreas do saber e da ciência acadêmica. Por esse motivo, representantes de outros cursos, como Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Educação, Filosofia, História e Relações Internacionais, foram também convidados a refletir e a dar a sua contribuição sobre o tema.

Motivação

Este Simpósio dá continuidade à iniciativa do Departamento de Teologia de realizar, periodicamente, encontros internacionais para promoção e divulgação do saber teológico e de sua relação com outras áreas de conhecimento. Nesta edição, contará com a presença e a conferência inaugural de S. Ema. Revma. Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz (Arcebispo emérito de Cape Coast, Ghana).

Objetivo

A finalidade principal deste Simpósio é promover, através do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio, o intercâmbio entre as universidades conveniadas, pelas quais se quer refletir sobre o tema proposto. Novos horizontes de pesquisa nos conteúdos e na metodologia aí implicados são objetivos inerentes à temática proposta. Através da participação de alunos de Graduação, Pós-Graduação e de Docentes de diversas Instituições, visa-se promover a qualidade da pesquisa e a produção científica nas áreas: bíblica, teológica, pastoral e suas interfaces com ciências da religião e outras ciências humanas.

Estrutura

O Simpósio está estruturado em torno de Conferências, Seções Temáticas e Mesas Interdisciplinares. As Conferências serão proferidas na parte da manhã. À tarde ocorrerão as Seções Temáticas (Comunicações), coordenadas por professores da PUC-Rio, envolvendo os Departamentos de Comunicação, Direito, Educação, Filosofia, História, Instituto de Relações Internacionais e Teologia. As Mesas Interdisciplinares encerrarão os trabalhos de cada dia, por meio dessas, deseja-se caracterizar e realizar a necessária religação dos saberes, indispensável para se buscar, como comunidade acadêmica, a promoção da cultura da paz.

 

contato@simposiopucrio.teo.br   |   facebook

Departamento de Teologia PUC-Rio Contato Facebook JMJ Rio2013 JMJ Rio2013